Nosso sistema educacional é baseado em uma ideia que não mudou quase nada nos últimos 150 anos: a escola. Nossas escolas foram pensadas no século XIX, para atender às necessidades que surgiram com a Revolução Industrial. Por isso, elas privilegiam a conformidade sobre a diversidade, a passividade sobre a iniciativa, a repetição mecânica sobre a criatividade, a obediência sobre a liderança, a competição sobre a colaboração, a dependência sobre a autonomia…

Hoje, vivemos uma nova revolução. A Revolução da Informação está tornando o conhecimento abundante e disponível, provocando mudanças profundas na economia e na natureza do trabalho e criando uma realidade em que a única certeza é a mudança. Esse novo mundo exige uma nova Educação, que promova as habilidades e competências necessárias para produzir cidadãos capazes de atingir seus objetivos pessoais e oferecer sua contribuição para que a sociedade atinja seus objetivos comuns.

A missão do Rescola, portanto, é ser um espaço aberto para ideias e iniciativas dedicadas a rever, repensar, refazer e revolucionar não apenas as escolas, mas toda a Educação.

Este é um espaço de ensino e aprendizado, de informação e reflexão, de revisão e revolução. Precisamos reaprender a ensinar. Venha conosco nesse caminho.

6 thoughts on “Sobre o Rescola